3 Benefícios do Vestuário de Compressão

3 Benefícios do Vestuário de Compressão

É um facto: há alturas em que treinamos muito e exigimos demasiado dos nossos músculos, sem depois cuidar deles adequadamente, seja após o esforço de um treino ou prova.
Usar vestuário de compressão pode ajudar a diminuir algumas “mazelas”, bem como o tempo de recuperação, por forma a que fiquemos prontos rapidamente para o próximo treino ou para aquela próxima prova.

Simplificando, são 3 os principais benefícios que podemos ter, simplesmente por usar vestuário de compressão:

1. Aumento do fluxo sanguíneo

O vestuário de compressão indicado para recuperação aplica uma pressão consistente nos nossos músculos, o que permite que as paredes das artérias relaxem. Quando isto acontece, o diâmetro das artérias aumenta, tornando possível um maior fluxo de sangue rico em oxigénio, direitinho aos nossos músculos. Este aumento do fluxo de oxigénio acelera o processo de recuperação e deixa-nos disponíveis mais rapidamente para a próxima sessão de treino.

2. Retorno venoso

As veias usam um sistema de válvulas de sentido único para transportar o sangue de volta ao coração, o qual será re-oxigenado. Quando estamos num estado estacionário durante longos períodos de tempo, o sangue pode começar a acumular-se nos pés e tornozelos. Uma compressão gradual (ou seja, onde é aplicada maior compressão nas extremidades e gradualmente menos compressão mais perto do coração) ajuda a que este sangue regresse mais facilmente ao coração para ser re-oxigenado.

3. Suporte muscular

Quando os músculos estão envolvidos numa atividade como a corrida, vibram à medida que absorvem os impactos. Se minimizarmos estas vibrações conseguimos ajudar os músculos a recuperar mais rapidamente. O vestuário de compressão, como as meias de compressão ou as vulgares caneleiras, ajudam a minimizar a vibração dos músculos, por forma a que a recuperação seja mais rápida e as corridas posteriores sejam feitas com menos dores nos músculos.

Por José Guimarães
Para mais informações www.desedentarioamaratonista.com