APECATE divulga programa definitivo do 4º Congresso

APECATE divulga programa definitivo do 4º Congresso

4º Congresso da APECATE

APECATE divulga programa definitivo do 4º Congresso

Com um total de quase 200 participantes, a APECATE encerrou as inscrições no 4º Congresso e divulga, com pequenas alterações e ajustes, o seu programa definitivo.

De acordo com a concepção inicial, o 1º dia será dedicado a questões de fundo, com especial incidência nas suas vertentes mais práticas e operacionais.

Depois do já anunciado Painel 1, onde será recorrente o tema da internacionalização das empresas e os desafios que as novas tendências do mercado lhes colocam, merece destaque o Painel 2 “Desenvolvimento turístico e ordenamento – problemas, desafios, soluções”. Partindo do pressuposto que algumas situações identificadas como decorrentes do crescimento, quer da oferta quer do número de turistas, devem ser equacionadas como problemas do âmbito do ordenamento, espera-se que os três oradores deste painel – Margarida Cancela d’Abreu, arquitecta paisagista especialista nesta área, José Ribau Esteves, Presidente da Câmara de Aveiro, e Manuel Aranha, vereador do Turismo e do Comércio da Câmara do Porto – tragam para este debate experiências e princípios de actuação que possam inspirar soluções criativas e participadas em prol da salvaguarda, em simultâneo, dos direitos dos habitantes, dos turistas e dos empresários do sector.

No 2º dia, existe uma natural expectativa relativamente às cinco comunicações da manhã, nas quais serão abordados temas tão pertinentes e variados como o Inbound Marketing, os instrumentos de formação disponíveis para a modernização de modelos de negócio e as potencialidades de projectos inovadores como a “Social Booking System for Tour Experiences”.
Na parte da tarde, depois da intervenção, também já anunciada, de Christopher Doyle, é grande a curiosidade e o interesse que está a despertar a presença de Maria Emília Pimenta, Directora dos Serviços do IVA, que aceitou o desafio de responder em directo às dúvidas dos empresários sobre os regimes do IVA nas transacções nacionais e internacionais B/B e B/C, nas áreas da organização de congressos, eventos e animação turística. Será seguramente uma sessão de grande utilidade, a fechar com chave de ouro este 4º Congresso da APECATE.
Quanto ao programa social do Congresso, o jantar de 6ª feira, patrocinado pela ERT Centro de Portugal, terá lugar no Montebelo Vista Alegre Hotel, e o de Sábado, oferta da Câmara Municipal de Ílhavo, no Museu Marítimo deste concelho. Finalmente, no Domingo de manhã, a empresa Margens propõe um peddypaper de descoberta do lugar da Vista Alegre, em amigável competição entre equipas.

O 4º Congresso da APECATE – Associação Portuguesa das Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, terá lugar no Montebelo Vista Alegre Hotel, em Ílhavo, nos próximos dias 29 e 30 de Janeiro.

Mais informações: www.congresso-apecate.com