AXtrail® 2016 com paisagens primaveris

AXtrail® 2016 com paisagens primaveris

UTAX 2016

AXtrail® 2016 com paisagens primaveris

A edição deste ano do AXtrail vai realizar-se já em Março (dias 18, 19 e 20), mantendo o modelo do ano anterior: 4 provas de trail running (UTAX: 110 km; TSL: 51km; TX: 22km e MTX: 10km), uma caminhada, o AXtrail Kids (direcionado aos mais pequenos) e o AXtrail da Inclusão (para pessoas com dificuldade motora). Miranda do Corvo será novamente a anfitriã do evento, que conta também com ao apoio dos Municípios da Lousã, Góis, Castanheira de Pêra e Penela.

As inscrições já abriram e mais de 800 vagas já foram ocupadas.

A prova principal é o UTAX (Ultra Trail das Aldeias do Xisto), cujo percurso totaliza 110km e cerca 5300m de desnível acumulado positivo. Esta é uma prova de referência no calendário nacional de Trail Running. Para além de integrar o Circuito Nacional de Trail Ultra Endurance da ATRP (Associação Trail Running Portugal), este ano a prova decidirá a Taça de Portugal da modalidade. O UTAX está em fase de candidatura a prova qualificativa para o UTMB, sendo expectável que venha a atribuir 3 pontos, tal como aconteceu no ano anterior.

No dia 19 de Março decorrerão ainda duas outras provas o Trail Serra da Lousã (51km) e o Trail do Xisto (22km).

O programa de domingo, dia 20 de Março, inclui uma prova de iniciação do Trail (MTX – Mini Trail do Xisto), uma caminhada, o AXtrail Kids e o AXtrail da Inclusão. O MTX e a caminhada decorrem num percurso de 10km ascendentes que fazem a ligação entre a Vila de Miranda do Corvo e a Aldeia do Xisto do Gondramaz.

O AXtrail Kids, está direcionado para jovens dos 6 aos 16 anos, e tem como principal objectivo a

promoção da prática desportiva e do contacto com a natureza nas camadas mais jovens, captando assim novos atletas para a modalidade.

O AXtrail da Inclusão será disputado por equipas compostas por uma pessoa com mobilidade reduzida (que será transportada na joelette) e 2 a 4 acompanhantes (atletas, familiares ou amigos). A joelette é uma cadeira todo-o-terreno mono-roda, que permite a prática de pedestrianismo e o acesso a áreas montanhosas ou com pisos irregulares, a todas as pessoas com mobilidade reduzida.

Durante os três dias do evento estará instalada na Praça José Falcão, uma Feira de Equipamento Técnico, Artesanato e Produtos Regionais.

O AXtrail®  é uma organização da Go Outdoor que soma em 2016 a sua 9.ª edição. O evento conta com o apoio do Turismo Centro de Portugal, das Aldeias do Xisto e das marcas Suunto, Salomoon, Prozis  e Floema.

O AXtrail realiza-se anualmente no 3.º fim-de-semana de Outubro. Este ano, devido à realização do Campeonato do Mundo de trail Running em Portugal, a 29 de Outubro, a prova foi antecipada para Março, estando previsto o regresso à data inicial em 2017.

Saiba mais em www.axtrail.com

(GoOutdoor.pt)

(Janeiro 2016)