Brama dos Veados (Serra da Lousã)

Brama dos Veados (Serra da Lousã)

Detalhes Técnicos

Tipo de percurso: Circular
Desnível:
Extensão: cerca de 8km
Declives: Suaves
Ponto de Encontro: 6h junto CM Lousã
Duração: 4-5h
Dificuldade: Baixa

Preço: 17,50€

Contactos

Email: Geral@transserrano.com
Telefone: 235 778 938
www.transserrano.com

Descrição da Aventura

Na época de acasalamento destes cervídeos é possível observar, com alguma facilidade, o maior mamífero da Serra da Lousã.

Nesta época, são mais fáceis de detetar pois encontram-se na altura do acasalamento (época da brama). São os machos que se destacam pelos bramidos fortes que vocalizam para atrair fêmeas e afastar outros machos competidores. Esta atividade consiste numa caminhada pela Serra da Lousã, onde se fará algumas paragens para tentar observar estes animais. Também iremos identificar os trilhos, vestígios de alimentação, marcações territoriais e dejetos feitos pelos veados.

Neste programa é feito um enquadramento inicial e acompanhamento. Para além da observação direta, iremos recorrer ao uso de binóculos para observar os animais mais distantes.


Recomendações:
Deve levar água e um pequeno farnel (almoço leve à base de sandes e fruta). Recomenda-se vestuário e calçado adequado às condições climatéricas presentes em cada época do ano: roupa leve, térmica e transpirável, um impermeável/corta-vento e botas de montanha confortáveis, chapéu para proteger do sol e calças que permitam a liberdade de movimentos. A roupa deverá ser em tons neutros. Traga binóculos e máquina fotográfica.

A localização no mapa poderá não ser exata