Curso de Iniciação ao Montanhismo e Alta Montanha

Curso de Iniciação ao Montanhismo e Alta Montanha

Detalhes Técnicos

Tipo de percurso:
Desnível:
Extensão:
Declives:
Ponto de Encontro:
Duração: 5 dias + 2h e-learning com formador certificado
Dificuldade:

Preço: 260€

Contactos

Email: info@startrails.pt
Tel: info@7cumes.pt
www.7cumes.pt

Descrição da Aventura

Curso que te permitirá fazer montanhismo em autonomia, com passagem de obstáculos simples (como arestas e desníveis com pequenos trepes/destrepes, rapel), em altitude. Subida à montanha mais alta da Península Ibérica, o Mulhacén (3479m). O primeiro fim de semana do curso decorrerá na Serra da Estrela, onde iremos ter a primeira introdução à progressão em montanha e ao acampamento em montanha (em autonomia) e onde serão dados os módulos teóricos e mais técnicos (rapel, orientação, primeiros socorros, etc). Neste fim de semana teremos como ponto alto a ascensão à face norte do Cântaro Gordo (1875m). No segundo fim de semana, de 3 dias com a adição da sexta-feira, iremos até à Serra Nevada, onde aprenderemos sobre os efeitos da altitude e as suas consequências para a progressão, nutrição, hidratação e gestão de esforço em montanha, onde ficaremos a pernoitar no refúgio e realizaremos a ascensão ao Mulhacén (3479m), o pico mais alto da Península Ibérica.

Quais as vantagens deste curso?
Apesar de ser um curso de iniciação, ficarás apto a fazer montanhismo em autonomia, desde que não haja ascensões técnicas e/ou que necessitem de corda. Esta iniciação será dada logo à partida em dois meios de montanha a sério, a Serra da Estrela, com as suas excelente condições para caminhadas e alguma altitude (é possivel dormir aos 1400m, e realizar as actividades numa cota acima dos 1800m), e a Serra Nevada, que, não tendo características de progressão muito técnicas, ilustra as dificuldades sentidas em montanha devido à questão da altitude e dos grandes desníveis que se tem que vencer (partida dos 2000m, dormida aos 2500m e ascensão aos 3500m).

Tudo o que necessitas para participar neste curso é estar em boa forma física e ter umas boas botas de caminhada.

As vantagens deste curso em relação a uma expedição com um guía é que com o Curso de Iniciação ao Montanhismo vais aprender as técnicas que precisas para planeares e executares em autonomia uma ida à Montanha, em vez de apenas praticares algumas técnicas no terreno e depois precisares novamente de um guía da próxima vez.

Mais Informações em 7 Cumes

A localização no mapa poderá não ser exata