De Pedra em Pedra na Ribeira de Pena

De Pedra em Pedra na Ribeira de Pena

De Pedra em Pedra na Ribeira de Pena

Detalhes Técnicos

Tipo de percurso: Circular
Desnível:
Extensão: Cerca de 8km
Declives: Moderados/Acentuados
Ponto de Encontro: 9h30m, bombas de gasolina do Esporão
Duração: 6h
Dificuldade: Média/Elevada

Preço: 10€

Contactos

Email: geral@transserrano.com
Telefone: 235 778 938
www.transserrano.com

Descrição da Aventura

Percurso circular, que faz a parte final da ribeira da Pena. Esta ribeira percorre um vale encaixado e abrupto cujo leito, margens e encostas são formados por impressionantes fragas que tornam este local quase inacessível. Por esta razão, este vale ainda serve de refugio a plantas e animais exclusivos e raros.

O percurso é muito técnico e exige bastante destreza e resistência por parte dos participantes – no troço da ribeira não há caminhos, pelo que o percurso é feito de pedra em pedra, com algumas passagens bastante complicadas e não aconselhadas a pessoas que sofram de vertigens. No entanto, esta é a ribeira mais espetacular da Região Centro, onde se conjugam o cenário inóspito e selvagem (formado por inúmeras cascatas, lagoas e rochedos imponentes) com a vegetação exuberante e a vida selvagem peculiar, valendo a pena o esforço dispendido na realização desta atividade.

Tem como ponto de partida e chegada a aldeia de Ribeira Cimeira e passagem pela aldeia da Pena.

Época recomendada: Verão, Outono, Primavera, desde que o tempo esteja seco.


Recomendações:
Deve levar água e um pequeno farnel. Recomenda-se vestuário e calçado adequado às condições climatéricas presentes em cada época do ano, nomeadamente: roupa leve, térmica e transpirável, um impermeável/corta-vento e botas de montanha confortáveis, chapéu para proteger do sol e calças que permitam a liberdade de movimentos.

A localização no mapa poderá não ser exata