Esquece-se de beber água?

Esquece-se de beber água?

É fundamental hidratar-se…
Sabia que factores como o stress, excesso de trabalho, o ar seco devido à climatização artificial por sistemas de ar-condicionado e ambientes aquecidos podem afectar o normal funcionamento do organismo e levar ao aumento de perdas de água mesmo que estas não sejam perceptíveis?

As temperaturas mais baixas levam a que muitos se esqueçam de ingerir água durante o dia, situação que leva ao défice de água no corpo. A desidratação leva à diminuição da produtividade e afecta negativamente a performance mental e física.

Apesar das necessidades de água serem inferiores nos meses frios, a diminuição da sensação de sede (sinal de desidratação moderada) leva muitas vezes ao esquecimento da reposição dos líquidos perdidos diariamente e ao aparecimento de sintomas como dores de cabeça, fadiga, perda da concentração, afectando a capacidade mental e os níveis de atenção. As recomendações diárias de água variam consoante o peso e ingestão energética (recomenda-se a ingestão de 1mL de água por quilocaloria ingerida).

Garanta que se mantem bem hidratado diariamente; se não lhe sabe bem beber água nestas alturas experimente aromatizá-la com fruta fresca ou opte por aumentar o consumo de sopas, caldos de vegetais, chás e bebidas quentes não açucaradas.
Por: Mafalda Magalhães
Nutricionista Aquafitness Marisol
Email: nutricao.marisol@aquafitness.pt
www.aquafitness.pt