Expedição Vias Ferratas de Chamonix

Expedição Vias Ferratas de Chamonix

Detalhes Técnicos

Tipo de percurso:
Desnível:
Extensão:
Declives:
Ponto de Encontro:
Duração:
Dificuldade:

Preço: 800€

Contactos

Email: info@7cumes.pt
Tel: 962744072
www.7cumes.pt

Descrição da Aventura

Estas vias ferrata são percursos em rocha em que se está sempre auto-seguro com equipamentos pessoais que dissipam a energia em caso de queda.  Escala-se e progride-se em vertentes verticais recorrendo a equipamentos fixos instalados na rocha, permitindo a qualquer um escalar locais que só seriam possíveis de alcançar por escaladores experientes, e que contam muitas vezes também com pontes suspensas e/ou tirolesas. A nossa base será um apartamento em Chamonix, de onde iremos visitar o famoso glaciar de Mer de Glace e a sua gruta de gelo, para depois o atravessar (encordados e recorrendo a crampons) para chegarmos a uma via diferente do habitual, com mais de 30m de altura de escadas! Estas escadas dão acesso ao Refuge du Couvercle (2687m), que tem uma vista previligiada para os picos acima dos 4000m do Maciço do Mont Blanc. Iremos também percorrer mais 6 vias ferratas características desta zona, muito longas (inlcuindo uma com 1100m de comprimento!), já que têm mais progressão horizontal do que vertical, onde contamos sempre com alguma altutide (algumas ferratas acabam acima dos 2000m) e com uma paisagem fantástica para os Alpes.

Quais as vantagens desta actividade?

Mesmo que não tenhas qualquer experiência de Vias Ferratas podes participar nesta actividade, visto que serás acompanhado por um guia e terás uma sessão de preparação em e-learning antes da actividade. Todos os equipamentos técnicos estao incluídos, não tendo assim que fazer o investimento nestes equipamentos dispendiosos. O guia irá ajudar a passar pontos complicados, com a ajuda de uma corda quando necessário, e saberá o que fazer em caso de acidente (improvável visto que todas as vias ferratas estão equipadas com linhas de vida, mas importante, até porque com uma queda que accione o dissipador ficarias pendurado a alguns metros da linha de vida e é necessário usar técnicas e equipamentos específicos de resgate com cordas).

A actividade tem tudo incluído: guía e equipamentos, alimentação, alojamento e transporte (desde o aeroporto de Geneve). Tudo o que necessitas para participar nesta expedição é estar em boa forma física, principalmente na parte superior do corpo (e braços).

Calendarização:
– Dia 16 de Agosto (sábado) – Transporte do Aeroporto de Geneve à hora de almoço (a hora certa irá depender dos voos escolhidos); realização de via ferrata a caminho de Chamonix; Chegada e jantar no apartamento;
– Dia 17 de Agosto (domingo) – Deslocação para a zona das ferratas (cerca de 1h); Realização de 3 ferratas;
– Dia 18 de Agosto (segunda) – Comboio para o Mer de Glace e visita à gruta de gelo; percurso pelo glaciar; realização de 1 ferrata; visita ao Refuge du Couvercle (2687m);
– Dia 19 de Agosto (terça) – Deslocação para a zona das ferratas (cerca de 1:30); Realização de 2 ferratas;
– Dia 20 de Agosto (quarta) – Fim da actividade e transporte para o Aeroporto de Geneve

Haverá um módulo teórico de preparação em e-learning, de 1h, antes da actividade (dia e hora a acordar com os participantes).

A localização no mapa poderá não ser exata