O que fazer para descansar e recuperar?

O que fazer para descansar e recuperar?

Já pensaram na importância de descansar?
Muitos de vocês já ouviram certamente dizer que o descanso é tão importante como os treinos. Ainda hoje vi um vídeo interessantíssimo onde se falava da importância do sono para a nossa existência. E deve ser mesmo importante dormir. Afinal de contas, passamos cerca de 1/3 da nossa vida nesse estado. E para quem pratica desporto, isto reveste-se ainda de maior importância. Numa conhecida revista de ciclismo nacional vi também um artigo que fala sobre este assunto de uma forma tão simples e prática que decidi partilhá-lo aqui.

Está mais que comprovado que o descanso e a recuperação são tão ou mais importantes que o próprio treino. O grande desafio pessoal passa por prevermos como e quando é que vamos precisar de o fazer. Esta pergunta não tem uma resposta concreta. Teremos que descobrir por nós próprios. Uma das melhores maneiras é “escutarmos” o que o organismo tem para nos dizer.

Os estudos mais recentes revelaram que a qualidade do sono, a sensação de fadiga, o stress e as dores musculares são um bom “barómetro” para prever quando é que precisamos de descansar, tal como o são a pulsação cardíaca ao acordar (pulsação basal) e o peso corporal. Se durante três manhãs consecutivas estes sinais forem marcantes, o melhor é prepararmo-nos para descansar.

Claro que este sistema não é infalível, mas tem um enorme potencial para nos ajudar a equilibrar o treino com o descanso.

Em caso de dúvida, a melhor atitude a tomar é a de descansar e recuperar. E não há vergonha nenhuma nisso. Não é por não descansarmos que vamos ficar mais fortes, pelo contrário. Sejam cuidadosos! Em relação aos treinos, muitas das vezes vale mais “fazermos de menos do que demais”.

Por José Guimarães
Para mais informações www.desedentarioamaratonista.com