PR1 Trilho da Pateira ao Águeda

PR1 Trilho da Pateira ao Águeda

pr1 agueda

O PR1 Da Pateira ao Águeda é um percurso pedestre de pequena rota que decorre por caminhos e territórios das freguesias de Óis da Ribeira e de Espinhel unindo as margens da Pateira às do rio Águeda e as duas Freguesias.

Sendo em circuito, pode ser iniciado em qualquer dos sítios por onde passa. Porém, refira-se como ponto de início o parque de lazer de Óis da Ribeira.

lnicia-se  o percurso em frente ao restaurante, tomando-se  urn caminho ao  fundo  do  parque.  Percorre caminhos florestais e tradicionais, umas vezes perto  da  margem, outras  mais afastado, quase sempre em área da REDE NATURA 2000, até se atingir o parque de lazer de Espinhel.

Aqui, após  percorrer  as margens  da lagoa férrea, dirige-se ao embarca­douro do rio Cértima por um caminho junto à margem da Pateira entre salgueiros, loureiros, choupos e caniços.

Após entroncar com um largo estradão florestal,   continua,  à   direita,  mais 300m até  ao  rio  Cértima  e  ao  seu embarcadouro.

Visitado o local, regressa-se ao parque de Espinhel, pelo  referido  estradão  e atingido um choupal do lado esquerdo, toma-se a direita um caminho florestal até à estrada de Serpel, e de seguida um caminho à  esquerda, pela floresta. Este caminho leva de novo a estrada de Serpel que se percorre cerca de 200m após os quais toma um outro a direita e que leva a entrada de Espinhel, cujo núcleo urbano dista dali uns 500m.

Agora o  percurso  dirige-se  para   a várzea  do  rio  Águeda  por  caminhos entre bosques de castanheiros, carvalhos  e loureiros. Atinge-se  o rio Águeda, passa-se pela fonte de Valbom,  e, de seguida, pela igreja matriz de Óis da Ribeira, pelo largo do centro social, voltando-se ao contacto com o rio Águeda no largo do barqueiro.

Caminha-se agora ao longo do rio, até um entroncamento de caminhos rurais bem definidos, por entre milherais. O da esquerda caminha-se para Óis e para Pateira. Em frente segue para Requeixo (concelho de Aveiro) e para a sua ponte de arco quase por cima da confluência do rio Cértima com o Águeda. Do referido entroncamento à ponte são 1300m.

Continuando até à Pateira e ao longo da sua margem rapidamente se atinge o parque de lazer de Óis da Ribeira.

Época aconselhada: Todo o ano

Início | Fim do Percurso:
Parque da Pateira em Óis da Ribeira ou Espinhel

Distância: 10 km (opcionalmente mais 4 km)
Duração:
3/4 horas

Nível de dificuldade: Baixo | Médio

Entidade promotora:
CM Águeda