PR3 Os Encantos de Alcoutim

PR3 Os Encantos de Alcoutim

“Os Encantos de Alcoutim” é um percurso pedestre de pequena rota, circular, com uma distância aproximada de 4km.

O seu traçado permite visitar os principais pontos de interesse da vila de Alcoutim: As ruínas do Castelo Velho, o Castelo da Vila, a Ermida de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz de S.Salvador, a Capela de Santo António, a praia fluvial, a Casa do Artesanato, entre outros.

Possui um troço opcional, de aproximadamente 3km, que não está sinalizado e que o leva à vizinha vila espanhola de San Lucas del Guadiana, localizada na margem do Rio Guadiana.

Saindo a Praça da República, atravesse a ponte sobre a Ribeira de Cadavais e siga em frente. A seguir ao Centro de Saúde, vire à direita, em direção ao Castelo “Velho”/Pousada da Juventude. Depois de passar pela Pousada, alguns metros mais à frente, suba o Cerro de Santa Bárbara, no topo do qual se encontram as ruínas do Castelo “Velho”.

Continue o seu passeio, descendo p cerro pela encosta sul. Retomando o caminho que percorreu anteriormente regresse à Vila de Alcoutim.

Junto ao edifício da escola, siga em direção à praia fluvial, atravessando o pontão sobre a Ribeira de Cadavais.

O próximo ponto a visitar é a Ermida da Nossa Sra. da Conceição, localizada na colina em frente. Para lá chegar siga a sinalização do PR3.

A Ermida da Nossa Sra. da Conceição tem uma planta longitudinal composta por nave, capela-mor e sacristia.

Para continuar o passeio e visitar o Castelo “Novo” da Vila, deixa a Ermida e desça a escadaria virada para o rio.

Recomendamos uma visita ao Núcleo Museológico de Arqueologia no interior do Castelo, onde está presente uma exposição do Património Arqueológico do concelho de Alcoutim, que tem como fio condutor um percurso histórico que se iniciou há mais de 5000 anos.

Época aconselhada: primavera, outono e inverno

Início do percurso:
Praça da República, Alcoutim

Distância: 7km
Nível de dificuldade: Médio

Entidade promotora:
CM Alcoutim