PR5 O Viçoso

PR5 O Viçoso

“O Viçoso” é um percurso pedestre de pequena rota, com uma distância aproximada de 12km.

O seu traçado permite visitar as povoações de Giões, Viçoso, Farelos e Clarines.

Sendo um circuito fechado, pode ser iniciado em qualquer local por onde passa e ser realizado em ambos os sentidos.

Inicie o PR5 em direção a Viçoso, tomando o antigo caminho de terra batida, que dá acesso ao antigo lavadouro público da aldeia de Giões.

Depois do lavadouro é só seguir as marcas de sinalização até chegar ao Viçoso, uma pequena povoação, testemunha silenciosa da desertificação rural  onde a vegetação vai tomando conta das casas de xisto e argamassa. Já em Viçoso, sugerimos um passeio por entre o casario em ruínas.

Os catos do Viçoso apresentam um formato curioso e muito raro de ver, assemelhando-se a árvores.

Terminada a visita a Viçoso é tempo de continuar o PR5, rumo a Farelos. Para chegar a esta povoação basta seguir as orientações da sinalização. Como referência informamos que na caminhada até Farelos terá de atravessar o Barranco da Cacela três vezes, uma logo na saída de Viçoso e duas mais à frente.

Observe com atenção o meio envolvente e descubra algumas espécies da fauna local.

Para em Farelos, atravesse a EM507 e entre na povoação. No cruzamento à saída de Farelos, siga em direção a Clarines.

Já em Clarines, convidamo-lo a dar um passeio pelas ruas desta pitoresca e pacata povoação, que ainda preserva a sua identidade rural. A secularidade da construção de Clarines pode ser comprovada pelas datas gravadas em algumas das belas chaminés desta povoação. Procure descobri-las!

Para além das casas caiadas e restantes elementos arquitetónicos associados (palheiros, cercas, chaminés, currais, fornos e ramadas), poderá visitar em Clarines a Ermida de Nossa Senhora da Oliveira.

Procure saber, junto da população local, a lenda associada a esta ermida. De volta ao largo é tempo de prosseguir o PR em direção a Giões. Na caminhada para Giões desfrute da paisagem e aproveite para conhecer um pouco mais as espécies arbustivas da região.

Todos os anos, durante os meses de março e abril, estas espécies florescem, proporcionando um imenso jardim.

“O Viçoso” é um percurso pedestre de pequena rota, com uma distância aproximada de 12km. O seu traçado permite visitar as povoações de Giões, Viçoso, Farelos e Clarines. Sendo um circuito fechado, pode ser iniciado em qualquer local por onde passa e ser realizado em ambos os sentidos.

A partir do entroncamento para Besteiros/Água Santa, o PR segue pela E.M. 527 até Giões, durante aproximadamente 1,7 km. Ao chegar a Giões, dirija-se ao ponto de partida, para aí finalizar o seu passeio, com um total de 12km percorridos.

Se por acaso rompeu os sapatos no caminho, não há problema! Só tem que perguntar na aldeia pelo sapateiro António Tomás Madeira.

Época aconselhada: primavera, outono e inverno

Modalidade: Pedestre | BTT
Início do Percurso:
Junta de Freguesia de Giões

Distância: 11,5km
Nível de dificuldade: Baixo

Entidade promotora:
CM Alcoutim