PR7 Cerro Acima, Cerro Abaixo

PR7 Cerro Acima, Cerro Abaixo

PR7 Cerro Acima Cerro Abaixo

“Cerro Acima, Cerro Abaixo” é um percurso pedestre de pequena rota, com uma distância aproximada de 13 km.

O seu traçado permite visitar as povoações de Vaqueiros, Ferrarias, Pão Duro e o Parque Mineiro da Cova dos Mouros. Sendo um circuito fechado, pode ser iniciado em qualquer parte por onde passa e ser percorrido em ambos os sentidos.

Inicie o PR junto à paragem de autocarro da aldeia, seguindo pela E.M 506 na direção de Martinlongo. Sensivelmente 50m à frente deixe esta via, tomando, à direita, o caminho de acesso a Ferrarias. O caminho a percorrer até Ferrarias “não tem nada que enganar”, é só seguir em frente e prestar atenção às marcas de sinalização.

Pelo caminho poderá cruzar-se com perdizes, coelhos, lebres, raposas e com um pouco de sorte, com algum javali.

Em Ferrarias (Km 2,5) repare na construção tradicional desta pequena povoação da freguesia de Vaqueiros, hoje praticamente abandonada. Saindo de Ferrarias, siga em frente, em direção a Pão Duro e no sentido do Parque Mineiro da Cova dos Mouros. Caso esteja interessado, visite o Parque, cuja atração principal é o conjunto de antigas minas de cobre aí existentes.

Para além das minas, pode encontrar reconstituições pré-históricas, réplicas de habitações e utensílios primitivos e ainda dar um passeio de burro.

Para continuar o PR, siga pelo caminho de terra batida principal, até à E.M. 506 (Km 5,1). Chamamos a sua atenção para a magnífica vista sobre a Ribeira da Foupana. Chegado à E.M 506, continue a sua caminhada, de acordo com as orientações da sinalização do PR. Em todo o caso, o caminho a seguir é o que se avista em frente, do outro lado da Ribeira da Foupanilha, que passa junto a uma casa em ruínas (sítio das Plenganas).

No local da travessia da ribeira poderá ficar com a sensação de que se enganou no caminho. Está no caminho certo, porque este tem continuação do outro lado da ribeira, alguns metros mais acima (o caminho atravessa a ribeira na diagonal). Caso exista água, não terá outra hipótese se não molhar os pezinhos!

Na continuação do PR segue-se uma subida não muito íngreme mas um pouco extensa, que vai exigir algum esforço extra. Enquanto sobe, aproveite para desfrutar da paisagem e da vista panorâmica à sua volta. Concluída a subida, segue-se uma descida até à Ribeira da Foupanilha, que terá de atravessar.

Caminhando algumas centenas de metros alcançará a povoação de Pão Duro (Km 8,5). Caso esteja interessado em conhecer os deliciosos licores da Sra Maria Florinda e os doces regionais da Sra Maria Deonilde, pergunte na aldeia por estas senhoras.

Para além dos licores, existe ainda a aguardente de medronho, produzida pela Cooperativa de Produtores de Medronho de Pão Duro.
De volta ao PR, no largo à saída de Pão Duro, continue o seu passeio pelo caminho sinalizado. Alguns passos à frente, já em caminho de terra batida, vire à esquerda, em direção a Vaqueiros.

Segue-se uma última travessia da Ribeira da Foupanilha, depois mais uma subida, da qual se avista a barragem agrícola de Pão Duro. Concluída a “escalada”, o PR segue agora para a direita, por uma cumeada, durante aproximadamente 1,5 km. Aproveite para apreciar a paisagem.

O final da cumeada é marcado por um entroncamento em forma de T, no qual deverá virar à esquerda, no sentido descendente, em direção ao Barranco do Ribeirão.

Época aconselhada: primavera, outono e inverno

Início do percurso:
Vaqueiros

Distância: 13km
Nível de dificuldade: Médio

Entidade promotora:
CM Alcoutim