Querem correr melhor? Durmam mais!

Querem correr melhor? Durmam mais!

Não é nada que não se saiba já. O difícil mesmo é praticar.
A fórmula mágica para tirar algum tempo às vossas corridas pode ser tão simples como ter mais umas horas de sono. E à hora a que publico este post, o que aqui se fala não podia ser mais adequado.

Um estudo da Universidade de Stanford concluiu que os atletas que aumentaram as suas horas de sono para 10 horas por dia (inclui umas sestas) retiraram quase 1 segundo dos seus sprints.

O sono é a ferramenta que o corpo usa para se auto-reparar e recuperar. Assim sendo, uma recuperação mais rápida leva a uma melhor adaptação ao treino, o que por si vai resultar numa melhor performance geral.

Os padrões de sono
Tentem não alterar muito os vossos padrões de sono. Ir para a cama mais cedo, ou ficar a dormir um pouco até mais tarde pode funcionar, mas dormir até ao meio dia não vos vai deixar particularmente com energia, mesmo que isso tenha permitido dar ao corpo algum tempo extra para recuperar.

3 dicas para uma boa noite de sono

– Tentem evitar a cafeína antes de se irem deitar, já que isto pode levar a um sono mais inquieto.
– Desliguem toda a tecnologia 1 hora antes de se irem deitar para deixar o cérebro relaxar.
– Se estiverem muito stressados, permitam-se a um bom banho de imersão de 15 minutos antes de se irem deitar. O calor vai aumentar a temperatura corporal em geral, o que ajuda a “desligar” mais rapidamente.

Fonte: Runner’s World
Por José Guimarães
Mais informações em www.desedentarioamaratonista.com