Top 5 frutos secos para uma dieta fitness

Top 5 frutos secos para uma dieta fitness

Top Frutos Secos

Uma das propriedades mais importantes dos frutos secos consiste no seu elevado conteúdo em gorduras saudáveis, tal como, o ómega-3.

Por outro lado, também nos oferecem uma importante variedade em vitaminas e minerais, podendo-se destacar o potássio, magnésio, fósforo, vitamina E e B.

1) Amendoim
Rico em ácido fólico, proteína vegetal, isoflavonas, ómega 6 e fibras. Elevado aporte calórico, cálcio e ferro. *30g de manteiga de amendoim fornecem cerca de 10 g de proteína.

2) Nozes
Maior teor de Ómega-3 (gordura polinsaturada), elevado teor de vitaminas, proteínas, fibra solúvel (prevenindo a obstipação), propriedades antioxidantes, melhorando os parâmetros cardiovasculares sem alterar o peso. Ajudam na redução da sensação de fome, na melhoria do sono e nos níveis de serotonina.

3) Macadâmia
Benefícios cardiovasculares, ricas em ómega 3 e 9, minerais, polifenóis e flavonóides. Alto teor antioxidante.

4) Castanha do Brasil
Alto teor em selénio, devendo o seu consumo ser controlado. Rico em vitamina E. Altamente energéticos e nutritivos (ideais para desportistas).

5) Amêndoas
Tal como os restantes frutos secos, participam na redução do colesterol. Contêm alto teor de amido e uma alta concentração de gordura polinsaturada. Rica em vitamina E, cálcio, fósforo, colaborando na proteção dos dentes e ossos. Recomendadas na perda de peso.

Por: Ricardo Dos Santos
Nutricionista Aquafitness Health Clubs
www.aquafitness.pt