Trekking Varanda dos Pastores

Trekking Varanda dos Pastores

Trekking Varanda dos Pastores

Detalhes Técnicos

Tipo de percurso: Circular
Desnível: 200m
Extensão: 10 Km
Declives:
Ponto de Encontro:
Duração:
Dificuldade: Médio/Fácil

Preço:

Contactos

Email: info@7cumes.pt
Tel: 962744072
www.7cumes.pt/

Descrição da Aventura

Pelo caminho vamos visitar o Lago Viriato e o VG do Cascalvo e o local onde se localizavam as antigas pistas de ski, completa com meios mecânicos, que funcionaram até aos anos 1980, numa altura em que havia mais neve constante na zona e que foi construída nos anos 1960 quando a estrada só ia até à zona dos Piornos. Haverá chá/café acabados de fazer e produtos regionais para dar energia para a caminhada.

Nível de dificuldade médio/fácil – Esta caminhada é aberta a qualquer pessoa maior de 8 anos (habituada a caminhadas e com o equipamento necessário). A caminhada será um percurso circular médio/fácil, visto que terá uma extensão média (cerca de 10km) mas iremos estar em altitude, em terreno de montanha, e iremos ter algum desnível acumulado positivo (cerca de 200m).

Como vai funcionar esta actividade?

Vamos caminhar por caminhos que necessitam de bons sapatos de caminhada impermeáveis (sem ser a estrear). Por estarmos numa Montanha, é ainda obrigatório ter roupa desportiva quente e respirável, que se possa vestir por camadas, adequada às temperaturas e meteorologia desse fim de semana, e uma casaco impermeável, umas polainas e uns óculos de sol. É ainda necessário uma mochila com almoço volante, reforço energético e água (pelo menos 1,5L por pessoa), em Montanha é muito fácil de desidratar. Estes equipamentos são necessários a todos, mesmo para as crianças!

Apesar de a caminhada não ser difícil, será realizada num local remoto, sem estradas nem estradões, sendo o ponto mais remoto a 4km de distância da estrada (mais de uma hora a andar a bom ritmo em terreno de montanha). Por isto e por estamos na Montanha é muito importante ter os equipamentos necessários e seguir as recomendações do guia.

O alojamento será da responsabilidade de cada participante, e deverá ser na zona das Penhas da Saúde (onde há a pousada de juventude, hotel, quartos e alojamentos rurais, caso necessites podemos enviar os links para reservares estes alojamentos) ou Covão d’Ametade, de forma a ser na zona onde começa a caminhada.

Para quem quiser haverá acampamento no Covão d’Ametade para dormir na noite anterior (parque de campismo rural, com casas de banho rústicas, custo de 3€ por pessoa, 3€ por tenda, a pagar no local, muito provavelmente sem duche quente se as temperaturas forem baixas). Neste caso deverás levar tenda, esteira, saco cama (atenção que nesta altura do ano, na Estrela a temperatura à noite desce abaixo dos 0ºC, portanto o ideal é o saco cama ter temperatura de conforto de pelo menos 5ºC e uma tenda que isole bem das condições exteriores, ou um saco cama de 0ºC, ou então levar mantas e cobertores). Temos equipamentos para alugar para quem não tem, consulta a secção do material para saberes mais.

A localização no mapa poderá não ser exata