No Natal, a tradição dos doces invade as nossas mesas e faz-nos esquecer os cuidados alimentares tidos ao longo do ano.
A altura das festas faz-nos por de lado as dietas, já que o “Natal é só uma vez por ano”, e normalmente prolonga-se durante todo o mês de Dezembro até ao início de Janeiro. Numa única ceia é possível atingir o valor energético suficiente para um dia inteiro, dobrando-se ou triplicando-se a ingestão diária nestes dias de festa. Pondo em prática alguns conselhos, podemos aproveitar as iguarias natalícias sem descurar a saúde. Ficam algumas dicas e receitas para conseguirmos o equilíbrio energético e a ingestão de nutrientes importantes, sem perder o espírito natalício.
-Evite que o consumo dos doces característicos se faça durante todo o mês de Dezembro, sem nunca perder o espírito natalício.
-Planeie com antecedência a ceia da consoada bem como o almoço do dia de Natal, tentando evitar a preparação de quantidades excessivas de comida.
-Durante os dias festivos, mantenha os horários regulares das refeições, evitando intervalos superiores a 4 horas, dando o enfâse merecido ao pequeno-almoço.
-Inicie o almoço e o jantar sempre com um prato de sopa de legumes.
-Durante o dia, consuma chá e infusões, que promovem a saciedade, facilitam a digestão e garantem uma ingestão hídrica adequada.
-Modere o consumo de bebidas alcoólicas e evite os sumos e refrigerantes.
-Evite as refeições constituídas por várias entradas e pratos, que facilmente garantem uma elevada ingestão energética.
-Acompanhe as refeições sempre com uma boa porção de hortícolas, promovendo a saciedade.
-Nas receitas das sobremesas doces, reduza o açúcar para pelo menos metade e troque metade da quantidade da farinha pela versão integral.
-Evite os pratos que envolvam natas ou lacticínios gordos ou opte pelas suas versões com redução da matéria gorda.
-Utilize azeite ou óleo de amendoim para as frituras, resistem a temperaturas mais elevadas sem se degradarem e formarem compostos tóxicos.
-Envolva toda a família na preparação da ementa e refeições, fazendo escolhas saudáveis.
-Compense os excessos alimentares com o exercício físico!
Boas festas!
Por: Mafalda Magalhães
Nutricionista Aquafitness Marisol
Email: nutricao.marisol@aquafitness.pt
www.aquafitness.pt
(Adaptado do E-book da Associação Portuguesa dos Nutricionistas: “Na sua consoada: um Natal de especiarias com doçaria aromática”; disponível em www.apn.org.pt)