Como prevenir a febre amarela

Como prevenir a febre amarela

A febre amarela é uma infecção do tipo viral (flavivirus), que pode ser transmitida por várias espécies de mosquitos e que pode causar danos no fígado, rins, coração e tracto gastrointestinal.
O nome febre amarela traduz a icterícia característica desta doença, podendo apresentar-se outros sintomas com febre, dores de cabeça, náuseas e vómitos, bem como dores musculares.

Para prevenir a febre amarela, deve entender-se como esta doença se transmite, podendo dividir-se em duas fases. A febre amarela ocorre predominantemente em países da América do Sul, Caraíbas e África e numa primeira fase é transmitida por primatas infectados, que após a picada, infectam o mosquito com a doença. Após esta contaminação desenvolve-se o ciclo urbano, onde a infecção é transmitida pela picada de mosquito às pessoas e de pessoa para pessoa.

Prevenção

A melhor forma de prevenir a febre amarela é a vacinação antes de viajar. Devido à gravidade desta doença e à facilidade de transmissão, é absolutamente recomendado que se imunize contra esta doença antes da viagem para países onde está presente a doença. A vacina contra a febre amarela tem uma validade de 10 anos, pelo que estará protegido(a) no caso de viagens futuras para países endémicos, durante este período de tempo.

Outra forma de prevenir a transmissão do vírus, é evitar as picadas de mosquitos, que habitam principalmente em áreas pantanosas e em florestas. Opte por calças e camisolas de manga comprida, para cobrir uma área mais vasta de pele, use repelente de insectos e durma com uma rede mosquiteira. A febre amarela não tem tratamento específico, pelo que apenas se podem controlar os seus sintomas com analgésicos e antipiréticos. Em casos mais graves recomenda-se o tratamento hospitalar, principalmente quando é requerida a administração de fluidos por via intravenosa. As principais complicações se não for administrado tratamento são a falência renal e hepática, a miocardite, a encefalite e hemorragias.

Texto: Clínica 121doc