Ideias para tirar fotografias de grupo originais

Ideias para tirar fotografias de grupo originais

fotografias de grupo

Fotografar grupos pode ser bem divertido, mas pode ser também um autêntico desastre.

No fundo, tudo depende da forma como o fotógrafo consegue trabalhar com todas as pessoas e quais os conselhos que lhes dá relativamente às posições.

Apesar de não ser, à partida, uma tarefa muito simples, existem algumas dicas preciosas, usadas pelos fotógrafos no Porto, na capital e no resto do país, que podem fazer toda a diferença. Até porque há mais formas de captar uma imagem de grupo sem recorrer à tão usada técnica de colocar “pessoas mais altas atrás e mais baixas à frente”. Por isso, se precisa de umas luzes para fotografar o seu grupo de amigos, ou mesmo a sua numerosa família, siga estes pequenos truques e surpreenda toda a gente:

1. Fotografia com o grupo deitado. Deite o grupo e ponha-o a andar. Parece estranho, não é? Mas é possível criar a ilusão de que as pessoas estão realmente a andar, quando, na realidade, estão apenas deitadas no chão. Peça-lhes então para se deitarem e se virarem para si, abrindo ligeiramente as pernas e os braços, de forma a criarem a ideia de movimento. O resto é consigo!

2. Fotografia segundo a ordem do nascimento. Se o grupo for a sua família, pode organizá-lo de acordo com a idade. Por exemplo, os mais velhos podem ficar atrás e os mais novos à frente. Pode até criar várias linhas temporais: os avós, os pais, os filhos, os netos, e assim consecutivamente.

3. Olhar para cima ou para baixo. Este tipo de fotografia tem tudo para ser original, basta que saiba alguns truques. Coloque-se num ângulo diferente, ou superior ou inferior, e evite o tão escolhido “olhar em frente”. Por exemplo, o grupo pode rodeá-lo e olhar para a máquina (que estaria abaixo dele), como se estivesse a espreitar. Ou, trocando as posições, você pode colocar-se em cima de algo e pedir para que as pessoas olhem para a objectiva, fazendo, ou não, algo mais criativo com os braços e com o corpo.

4. Fotografia com movimento. A fotografia com movimento pode ficar fenomenal, sobretudo se tiver um cenário perfeito por detrás. Se reparar, as imagens em movimento mais criativas são aquelas em que o fotógrafo consegue captar um determinado salto ou um determinado movimento no ar. Portanto, leve o grupo para um local diferente e proponha-lhes este tipo de imagem. Depois, só tem que saber disparar no segundo exacto!

5. Fotografia em sol. Para que consiga criar uma fotografia em sol, são várias as hipóteses que pode escolher. Em primeiro lugar, deve pedir para que todos se deitem em roda, colocando a parte de cima do corpo para o meio e a parte de baixo para fora. Já nesta posição, pode pedir para que estiquem os braços, para que fiquem uns em cima dos outros, ou mesmo para que façam posições mais descontraídas com o corpo. Não se esqueça que você precisa de estar a uma distância razoável do grupo, de preferência num nível mais alto.

Agora que já sabe o que fazer para tirar fotografias de grupo fantásticas, ensine estas dicas a um amigo seu – ou a um familiar – e inclua-se também no grupo, de forma a não perder a oportunidade de ficar com uma recordação para a vida!

Fonte da imagem: Pinterest
Artigo: Zaask