Nas Encostas da Mata da Margaraça – 20 de Março

Nas Encostas da Mata da Margaraça – 20 de Março

Nas Encostas da Mata da Margaraça

Detalhes Técnicos

Tipo de percurso: Circular
Desnível: 380 metros (cota mínima – 390m; cota máxima – 770m)
Extensão: Cerca de 8 km
Declives: Moderados
Ponto de Encontro: 10 h – Pardieiros
Duração: 5 h
Dificuldade: Fácil/Média

Preço: 12,50€

Contactos

Email: Geral@transserrano.com
Telefone: 235 778 938
www.transserrano.com

Descrição da Aventura

Percurso botânico e de interpretação da ocupação humana deste santuário natural.

Inclui visita ao centro de interpretação da reserva, à casa da Eira, onde se encontra um museu sobre as atividades económicas tradicionais, visita ao forno de refugo (utilizado no processo de fabrico da cestaria tradicional) e ao moinho da Quinta. Na aldeia de Pardieiros, pode-se assistir à produção artesanal das colheres de pau. Ainda se irá visitar a Fraga da Pena (a maior queda de água da região). A

Mata da Margaraça é considerada o último reduto da floresta nativa que cobriu toda a região da Beira Serra, formada maioritariamente por carvalhos e castanheiros, mas está também bem representada por vestígios da antiga floresta de Laurisilva que dominou o país antes do último período glaciar.


Recomendações:
Deve levar água e um pequeno farnel (almoço leve à base de sandes e fruta). Recomenda-se vestuário e calçado adequado às condições climatéricas presentes em cada época do ano, nomeadamente: roupa leve, térmica e transpirável, um impermeável/corta-vento e botas de montanha confortáveis, chapéu para proteger do sol e calças que permitam a liberdade de movimentos.

A localização no mapa poderá não ser exata