Observação de Aves no Baixo Mondego

Observação de Aves no Baixo Mondego

Observação de Aves

Detalhes Técnicos

Ponto de Encontro: Montemor-o-Velho às 9h, no estacionamento do InterMarché
Duração: 6 h

Preço: 17,50€

Contactos

Email: geral@transserrano.com
Telefone: 235 77 89 38
www.transserrano.com

Descrição da Aventura

Tomando o curso do Mondego com linha orientadora, visitaremos a Zona de Protecção Especial do Paúl do Taipal, em Montemor-o-Velho. Nesta zona húmida podemos encontrar várias espécies de patos, sobretudo o Pato-colhereiro, o Arrabio, o Pato-real e o Marrequinho. A Águia-sapeira, uma espécie presente ao longo de todo o ano, patrulha
constantemente o caniçal à procura de surpreender uma presa incauta.

Continuando o percurso do Mondego até à sua foz, na Figueira, encontramos a Ilha da Murraceira, uma zona de estuário e de salinas, onde a diversidade e quantidade de aves aquáticas é considerável. Aqui, grandes números de garças aglomeram-se todos os invernos, como a Garça-branca-pequena e a Garça-real. Dentro deste grupo ainda se observa a rara Garça-branca-grande e o Íbis-preto. Mas o destaque vai para os formosos flamingos, os peculiares colhereiros e a singular Águia-pesqueira.

Ainda teremos a oportunidade de conhecer o Núcleo Museológico do Sal e perceber a importância da extracção desta matéria-prima, num habitat onde a conjugação da actividade humana com a natureza forma um oásis de vida selvagem.

A localização no mapa poderá não ser exata