Outubro, mês da Romã

Outubro, mês da Romã

Chega o Outono e o tempo mais fresco e húmido pede comidas mais condimentadas e aconchegantes.
Chega a vontade do chocolate quente, dos bolos, das comidas típicas acompanhadas pela preguiça dos dias húmidos. Deixamos as saladas e esquecemos a fruta, que no Verão era tão diversificada. Chega a roupa quente, vestida às camadas que permite esconder o corpo que esteve meses a mostrar-se.

Não deixe que os meses mais frios sirvam de desculpa para descuidar a alimentação e o treino. Invista na sua saúde a longo prazo!

Escolha as sopas e caldos de legumes, os estufados em cru e os legumes cozinhados. Garanta que varia ao máximo a sua alimentação e sempre que possível escolha os hortofrutícolas de época, são mais económicos e nutricionalmente mais ricos.

Outubro é o mês da… Romã

Fruto característico da dieta Mediterrânica, do Médio Oriente e da Índia. Tem-se relacionado o seu consumo com vários benefícios para a saúde.

Estudos in vitro e, mais recentemente, em humanos têm demonstrado resultados promissores do consumo da romã na redução do risco cardiovascular, diabetes mellitus tipo 2 e alguns tipos de cancro, incluindo o da próstata, efeitos atribuídos essencialmente ao seu elevado conteúdo em polifenóis, antocianinas e o seu perfil lipídico. Rica em fibra alimentar, potássio, vitamina C, K e ácido fólico.

1 porção de Romã, cerca de 160g, fornece: 80kcal | 0,6g de proteína | 0,6g de gordura | 19,2g de hidratos de carbono | 5,4g de fibra alimentar.

Por: Mafalda Magalhães
Nutricionista Aquafitness Marisol
Email: nutricao.marisol@aquafitness.pt
www.aquafitness.pt