“Caminho da Fonte” é um percurso pedestre de pequena rota, com uma distância aproximada de 10km.
O seu traçado passa por diversos pontos de interesse, nomeadamente, caminhos antigos, núcleos rurais, montados de azinheira, entre outros. Sendo um circuito fechado, pode ser iniciado em qualquer ponto por onde passa e ser percorrido em ambos os sentidos.
Inicie o PR4 junto ao painel informativo e siga em direção a Fonte Zambujo, pela estrada asfaltada que liga esta localidade a Pereiro. Caminhe por esta estrada durante, sensivelmente 1km até encontrar o caminho de terra batida por onde deverá seguir.
Este caminho passa junto à extremidade da barragem de regadio do Pereiro. Pare um pouco e observe algumas aves que procuram alimento nas águas límpidas da barragem.
Continue o passeio até à Fonte Zambujo de Cima. Ao longo da caminhada poderá observar algumas perdizes, coelhos-bravos e lebres.
Sugerimos que faça uma pausa para descansar em Fonte Zambujo de Cima. Entretanto, aprecie a construção e a arquitetura rural desta pacata povoação.
Recuperadas as forças, é tempo de retomar o PR4, rumo à Fonte Zambujo. Para tal, atravesse o pequeno vale que separa as duas povoações, seguindo pelo trilho secular, ainda hoje utilizado pelos habitantes locais.
À entrada de Fonte Zambujo, o PR passa em frente à antiga Escola Primária, que atualmente alberga o Núcleo Museológico “À construção da memória”. À saída da povoação, o percurso segue por um caminho antigo, em calçada de xisto e ladeado por muros do mesmo material. Sem grande esforço alcançará a próxima povoação: Fonte Zambujo de Baixo. Uma vez aqui, siga em direção a Silveira.
Ao percorrer o troço que vai até ao cruzamento com a estrada asfaltada, atravessará um montado com algumas azinheiras centenárias, de grande valor natural.
Ao chegar ao cruzamento com a estrada alcatroada, siga por esta, no sentido da aldeia do Pereiro. Percorrendo agumas centenas de metros chegará à povoação de Silveira, um monte tipicamente tradicional do interior do Baixo Guadiana, mas que atualmente está desabitado.
Abandone o piso asfaltado e atravesse Silveira, seguindo a sinalização do PR4. Ao caminhar por entre o casario terá a sensação de estar a recuar no tempo. Repare nos materiais de construção e tente imaginar como seria esta povoação há meio século atrás.
Época aconselhada: primavera, outono e inverno
Modalidade: Pedestre | BTT
Início do percurso:
Aldeia do Pereiro
Distância: 10km
Nível de dificuldade: Baixo
Entidade promotora:
CM Alcoutim